Total de visitas: 280654
|
Regulação do Funcionamento do Ovário
O funcionamento dos ovários e regulado pelo conplexo hipotalamo-hipofise, situada na base do encéfalo. Esse controlo ocorre a dois níveis: ao nível da hipófise anterior e ao nível do hipotalamo.
A hipófise anterior produz duas hormonas, chamadas gonadoestimulinas (FSH e LH)
- FSH – induz o crescimento e maturação de folículos ovaricos e intervêm na secreção de estrogénios.
- LH – actua no folículo maduro, estimulando a sua rotura e, portanto, a ovulação, em função do pico dessa secreção no final da fase folicular. Estimula ainda a transformação do folículo em corpo amarelo, o que leva a produção de progesterona alem da produção de estrogénios.
Nos primeiros dias do ciclo, as concentrações hormonais são reguladas por feedback negativo. A hipófise produz pequenas quantidades de FSH e LH, em resposta a estimulação pela GnRH do hipotálamo. A FSH estimula o crescimento dos folículos. As células dos folículos em crescimento segregam estrogénios, cuja concentração aumenta ligeiramente. O aumento da concentração de estrogénios inibe a secreção das hormonas da hipófise, mantendo baixas as concentrações de FSH e LH.
Perto do meio do ciclo e desencadeado uma mecanismo de feedback positivo. O aumento da concentração de estrogénios produzido pelo folículo em desenvolvimento, estimula o complexo hipotalo-hipofise e conduz ao aumento das concentrações de LH e FSH; que, por seu lado, estimulam o folículo a produzir mais estrogénios.
O aumento progressivo da concentração de estrogénios induz a proliferação das células do endométrio uterino e estimula a síntese de moléculas receptoras de progesterona.
Em resposta do pico de concentração de LH, o folículo em desenvolvimento aumenta de tamanho e rompe. Enzimas proteoliticas causam a degeneração de tecido ovariano junto ao folículo. O óocito dois rodeado por células foliculares e libertado do ovário e recolhido nas trompas do Falópio.
Após a ovulação, a LH estimula o desenvolvimento do corpo luteo que produz quantidades elevadas de progesterona e, também quantidades mais baixas de estrogénio.
A progesterona liga-se a receptores das células do endométrio uterino, que se hipertrofiam e se tornam secretoras.
As hormonas produzidas pelo corpo amarelo tem um efeito de feedback negativo sobre o complexo hipotalamo-hipofise e fazem baixar a produção de LH e FSH. A diminuição da concentração de LH causa a degeneração do corpo amarelo e a diminuição das concentrações estrogénios e progesterona.
Nota: a diminuição das concentrações de estrogénios e progesterona tem os seguintes efeitos:
- Estimula as contracções uterinas e o desprendimento do endométrio;
- Liberta o complexo hipotalamo-hipofise do efeito inibidor destas hormonas, e consequentemente, aumenta a secreção de FSH e novos folículos ovaricos entram em desenvolvimento.
Originando
O iniciar de um novo ciclo
Esquemas síntese:
- Feedback negativo:
- Feedback positivo:
|
|