Total de visitas: 282574
|
Combate à Infertilidade Masculina/Feminina
Análise de alguns métodos que podem auxiliar a infertilidade masculina e podem ser:
- Tratamentos hormonais – para regular a produção de espermatozóides nos testículos;
- Tratamento de porções testiculares e de determinadas doenças do aparelho genital;
- Inibição da produção de anticorpos contra os espermatozóides, para aumento da sua concentração no esperma;
- Desbloqueio das vias genitais.
Quando nenhum dos métodos anteriormente citados funcionarem, podem ser implementadas técnicas de reprodução medicamente assistidas e exclusivas do homem, que visam a recolha de espermatozóides directamente dos testículos, tais como:
- Biopsia testicular – extracção e análise de pequenos fragmentos de testículo, para a verificação da existência de espermatozóides e, em caso positivo, serem extraídos e utilizados em procedimentos de reprodução assistida;
- Aspiração testicular - uma fina agulha de biopsia retira pequeníssimos fragmentos de tecido que podem conter espermatozóides;
- Aspiração percutânea de esperma – inserção de uma agulha muito fina nos epidídimos, para obtenção de uma volume considerável de espermatozóides.
Estas opções são apenas para casais em que o homem não produz no seu esperma espermatozóides. Também se pode recorrer a estas alternativas quando os estudos genéticos indicarem a possibilidade de transmissão de doenças hereditárias graves à descendência.
Para detectar, estudar e propor tratamentos de combate à infertilidade têm que ser postos em prática uma série de exames diagnóstico, salientando-se:
- Estudo das trompas de Falópio – para verificar se há alguma obstrução e, portanto proceder à sua eliminação;
- Caracterização hormonal feminina;
- Ecografia – para verificar o estado do útero, ovários e controlar o ciclo ovárico;
- Análise ao muco cervical com o objectivo de se avaliar a mobilidade dos espermatozóides no colo do útero;
- Biopsia endometrial;
- Laparoscopia – pode detectar e corrigir problemas no sistema reprodutor feminino, nomeadamente bloqueios que impedem o transporte dos espermatozóides e oócitos. Caracteriza-se pela abertura de pequenas incisões que permitem a entrada de diversos instrumentos na cavidade abdominal que é previamente enchida com gás.
|
|