Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

Bio Fanny



Total de visitas: 280650
Formação do Esperma

O esperma é constituído por secreções originárias de glândulas anexas às vias genitais. Das vesículas seminais, situadas uma de cada lado da bexiga, provém o liquido seminal, constituindo cerca de sessenta por cento do volume do esperma ejaculado. Este líquido contém muco e proteínas, que lhe conferem uma consistência espessa. Também possui frutose, uma fonte energética para os espermatozóides (devido ao seu reduzido tamanho, este não é auto – suficiente em termos nutritivos). Além disso, possui prostaglandinas que estimulam as contracções rítmicas do sistema reprodutor feminino que auxilia a movimentação dos espermatozóides até ao local de fecundação.

Aproximadamente um terço do volume é atribuído a um líquido pouco espesso de aspecto leitoso - liquido prostático, proveniente da próstata. Este fluido contém ácido cítrico, cálcio, enzimas e prostaglandinas. Possui um pH mais básico (pH = 6,5) em comparação as secreções ácidas vaginais, sendo importante na protecção dos espermatozóides, visto que irá neutralizar a acidez vaginal e aumentará a mobilidade dos espermatozóides. Esta glândula produz também uma enzima de coagulação que actua nas proteínas do líquido seminal, convertendo o esperma numa massa gelatinosa.

A glândula prostática rodeia completamente a uretra a partir da bexiga e contém um sistema de válvulas. Durante a ejaculação, a válvula da próstata abre – se e o esperma é impulsionado para a uretra. Um esfíncter contrai – se durante a ejaculação, bloqueando a saída da bexiga, ou seja, impede a passagem da urina para a uretra. Embora a urina e o esperma serem expulsos pelo mesmo orifício estes nunca se chegam a misturar graças a esta válvula.

Durante a ejaculação, o esperma passa pelo interior da uretra, onde se junta as secreções produzidas pelas Glândulas de Cowper. Estas produzem um volume muito pequeno de uma solução alcalina e mucóide, que tem como funções neutralizar a acidez da uretra e lubrificar a extremidade do pénis.


NOTA:
Devemos ter em atenção, que durante a estimulação sexual, uma pequena porção de fluido produzido pelas glândulas de Cowper pode aparecer na extremidade do pénis antes da ejaculação. Este fluído a que podemos chamar de “pré - ejaculatório” contém um número reduzido de espermatozóides, que podem ser suficientes para fecundar um óocito II.